sexta-feira, 29 de junho de 2012

O QUE SÃO COMPLEXOS?

São pensamentos carregados de emoções que se agrupam em torno de uma emoção central, e que com o tempo adquirem capacidade de ser autônoma. Tais complexos possuem uma força que atrai e se conecta com outras manifestações psiquicas.
Esses complexos são portadores de uma carga energética. Quando essa carga energética (complexo) se aloja no insconsciente da pessoa, ele adquire autonomia e como uma personalidade independente passa a reger todas as ações do sujeito. Quanto mais inconsciente, mais ela influencia as ações.
Todos temos complexos de vários tipos. Por causa desses complexos é que nos vemos refletidos nos outros, porque o que há nos outros entra em sintonia com as próprias emoções que temos em nosso inconsciente.
Os complexos se formam sem percebermos, por causa de traumas, conflitos, situações enfim que em algum momento geraram fortes emoções, que se acumularam ao longo do tempo em nosso íntimo. Essas emoções armazenadas no inconsciente funcionam como uma grande rede, que se interliga com outras emoções e situações, em nós, nos outros, em circunstancias diversas, fazendo com que aflore comportamentos quase incontroláveis.
Note-se que essas emoções são cumulativas, registradas no perispírito, inclusive de encarnação a encarnação. 
Todo ese processo afeta nossa vida quanto ao nosso comportamento em geral, especialmente nossos relacionamentos. 
Deparamo-nos, nesse ponto, com um agravante. Essa rede de emoções recalcadas coloca-nos em sintonia com espíritos menos esclarecidos, que passam, em razão da afinidade, excercer influência em nossos pensamentos e ações. 
Para quem excerce a mediunidade, encontramos aqui uma situação de maior vulnerabilidade, porque a mediunidade favorece a conexão entre consciente e inconsciente, facilitando o acesso aos complexos. 
Para a libertação de tal situação, nada melhor do que seguir duas orientações principalmente: Vigiar e orar, e o auto-conhecimento, ambos nos moldes orientados pela Doutrina Espírita. Ambas orientações contribuem para que venha à consciência tudo aquilo não resolvido, para solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário